A poluição do ar causa mais mortes do que os acidentes de trânsito

 

Afeevas

Reportagem recente do Jornal do Brasil mostrou que mais de 36 mil pessoas morreram entre 2006 e 2012 em consequência de doenças causadas pela poluição do trânsito do Rio de Janeiro. Como fonte, a jornalista utilizou pesquisa do Instituto de Saúde e Sustentabilidade (ISS) ligado à Universidade de São Paulo (USP). Comparando esse número com o de mortes provocadas por acidentes de trânsito entre 2006 e 2011 – 16.441 segundo dados do Mapa da Violência de 2013 –, percebemos que a contaminação do ar é mais que o dobro letal.

A poluição no estado é duas vezes maior do que a máxima recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Esse resultado preocupante é causado principalmente pelos escapamentos dos veículos. Automóveis e caminhões são verdadeiros vilões do meio ambiente quando sua manutenção não é feita da forma correta.

A Afeevas, por meio da campanha Arla Legal, chama a atenção para a obrigatoriedade por lei do uso do Arla 32, conhecido como AdBlue na Europa e DEF nos Estados Unidos, para controlar a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) nos veículos a diesel equipados com os sistemas de Redução Catalítica Seletiva (SCR). O uso da tecnologia SCR/ARLA 32 também possibilita redução do consumo de combustível em relação aos veículos da geração anterior, o que significa economia para o bolso do proprietário e menos CO2, gás associado ao aquecimento global lançado na atmosfera.

Caso ainda não seja nosso fã no Facebook, clique aqui. Receba todas as novidades da campanha que objetiva melhorar a qualidade do ar que todos nós respiramos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *