Tecnologia e aplicativos a favor dos caminhoneiros

A tecnologia tem facilitado cada vez mais o dia a dia de diversas pessoas e segmentos. E com o setor de transporte não é diferente.

Grupos de mensagem ou ferramentas de comunicação servem para eliminar intermediários e agilizam o trabalho de caminhoneiros. Aplicativos capazes de localizar fretes disponíveis de acordo com a trajetória do caminhoneiro estão mudando a maneira com a qual as transportadoras e caminhoneiros se relacionam, permitindo ao autônomo adquirir maior renda ao realizar, por exemplo, viagem de retorno e também diminuir o tempo de espera entre as viagens.

Vários aplicativos para smartphones podem auxiliar os motoristas na gestão de sua rotina de trabalho. Desde os mais simples, que mostram a previsão do tempo, até os mais completos, que mapeiam postos de gasolina e exibem preços de pedágios, por exemplo. Nos últimos dois anos alguns recursos melhoraram a rotina de caminhoneiros em todo o país, e ajudam inclusive a eliminar despesas extras, como estacionamentos, além de controlar melhor os custos. Conheça alguns aplicativos que podem servir como o “braço direito” na estrada:

TruckPad / Sontra Cargo
Os aplicativos ajudam caminhoneiros a encontrarem cargas e fretes próximos a seu caminhão, fazendo com que eles não dependam de ligações ou e-mails de terceiros para encontrar cargas. Ambos oferecem a opção de verificar ofertas de cargas em todo o país e negociar o frete.

The Weather Channel
Com ele é possível obter informações sobre o clima do lugar em que o motorista está por meio da função “Encontre-me agora”, ou programar suas localidades preferenciais. Notificações alertam sobre condições climáticas extremas.

Waze
O Waze é uma das opções mais populares de aplicativo para localização e trânsito, é bastante útil para informações sobre acidentes e obras na pista, por exemplo. Com isso, o motorista consegue minimizar atrasos ou transtornos no caminho.

uCar / Controle de Combustível TB
Exemplos de aplicativos que permitem ao motorista acompanhar os gastos com seu veículo, seja com limpeza, manutenção ou abastecimento. É possível cadastrar mais de um veículo entre os tipos suportados: carros, motos, caminhões, trailers. O app ainda permite visualizar a média de consumo de combustível por quilômetro e encontrar o posto mais próximo para encher o tanque. É possível gerar estatísticas para cada veículo e exportá-las em formato de tabela.

SocialFuel
O aplicativo permite buscar locais de abastecimento conforme a localização do condutor e comparar preços, tanto de gasolina, álcool, GNV ou diesel. Ainda registra um histórico de abastecimento, guarda notas sobre a troca do óleo do motor e disponibiliza avaliações de outros usuários sobre o serviço de determinado posto. A atualização dos preços é feita de forma colaborativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *